ESTE É O BLOG DOS CONGADEIROS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E NELE VAMOS NOTICIAR TODOS OS EVENTOS RELACIONADOS AOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS GRUPOS LIGADOS AO LOUVOR A NOSSA DIVINA PADROEIRA, ATRAVÉS DAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES SACRAS, RELIGIOSAS, CULTURAIS, POPULARES, ARTÍSTICAS E FESTIVAS, SEJA EM TERRAS MINEIRAS COMO MINAS NOVAS,CHAPADA DO NORTE, BETIM, SUCURIU, BOCAIUVA, DORES DO INDAIÁ, OLIVEIRA OU QUALQUER OUTRO RINCÃO ONDE A NOSSA FÉ SE FAÇA PRESENTE.

domingo, 23 de agosto de 2009

FESTA DO ROSÁRIO DE BETIM

QUERIDO POVO DE BETIM E REGIÃO


Antes de chegarmos até O MOMENTO MAIOR, aqui proposto, que é a celebração da FESTA DO ROSÁRIO DE BETIM, permitam-me aqui contar um pouco de minha humilde história, toda ela, graças ao Bom Deus, dedicada ao meu povo e minha gente, sempre participando das tradições de minha amada TERRA NATAL onde, desde o tempo de criança, tenho a alegria e a ventura de participar ativamente dos eventos religiosos associados à venerável

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
DE MINAS NOVAS:

Este senhor elegante e maravilhoso, que segue no
CORTEJO DO REINADO, ao lado da Rainha e também com uma rica coroa na cabeça, garbosamente portando o cetro de ouro e prata nas mãos firmes, é o meu querido e saudoso pai
JOSÉ GERALDO COELHO,
que no ano de 1955 foi o REI da Festa do Rosário, uma das mais lindas tradições de todo o nordeste mineiro.
-NA FOTO ABAIXO, a minha querida mamãe,
ELISA MOTA COELHO,
que todos os anos participa da
"Quinta-feira do Angu",
cerimônia de Lavação da Igreja, que representa a preparação dos Irmãos do Rosário para a Grande Festa a se realizar nos dias 23 (Mastro da Véspera), 24 (Reinado) e 25 (Posse dos Reis Novos).

Ao ao lado de Dona Elisa, o saudoso irmão PASCOAL SATURNINO DE JESUS, que foi um grande oficial da Imperial Guarda da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, uma organização religiosa que já está quase no seu segundo centenário, tendo sido instituída no ano de 1.821 e que vem promovendo, ininterruptamente, todos os anos, esta que é uma das mais antigas Festas do Rosário de todo o país.
Nesta outra fotografia que se segue, o meu avô
DURVAL FERREIRA COELHO,
que era um sertanejo mulato, filho de negros, que se sentia orgulhoso de suas origens e foi Juiz Maior por diversas vezes, considerado como um dos patriarcas da Irmandade.

A seu lado o meu irmão GERALDO MOTA COELHO e sua esposa NILDA NOGUEIRA, que moram em Belo Horizonte mas sempre prestigiam aquele evento, a exemplo deste que foi realizado em 1976.
-
Também nessa foto aparece, portando o pavilhão da irmandade, o General da Imperial Guarda, o saudoso

JOÃO DE DEUS VAZ,
que pouco antes de falecer, aos 100 anos, foi condecorado com esse honroso título pelo
CARDEAL DOM SERAFIM FERNANDES DE ARAÚJO (que é minasnovense e também membro da Irmandade), de quem o agraciado foi seu pajem, quando criança naquela cidade onde nasceu.
-
Na foto abaixo, meu irmão

JOSÉ FELIPE MOTA COELHO,

ex-prefeito de nossa terra, que é assíduo romeiro, como Irmão do Rosário sempre participa de todas as cerimônias.

A Festa de Minas Novas acontece durante todo o mês de Junho e tem seu ponto alto nos dias 23, 24 e 25, quando a cidade se transforma em ponto de devoção, de romaria e de louvor, reunindo visitantes oriundos de toda a parte do Estado e do Brasil.

-

NILDA NOGUEIRA MOTA COELHO, esposa de meu irmão GERALDO MOTA, que na foto a seguir aparece ladeada pelos congadeiros de uma Guarda de Reisado, é natural de Itambacuri, cidade abençoada pela NOSSA SENHORA DOS ANJOS, cuja festa grandiosa acontece anualmente, no maravilhoso SANTUÁRIO DOS CAPUCHINHOS durante os dias 1º e 2 de agosto.

-x-
AQUI aparece outro irmão, CARLOS MOTA ( vestido de blusa brancas), que no seu mandato de Deputado Federal incluiu no orçamento da União vários projetos beneficiando as Irmandades do Rosário, sempre participando, na condição de irmão do rosário, de diversas solenidades por todo o país, a exemplo deste em que acompanhou o PRESIDENTE LULA na cidade de Montes Claros, no ano de 2005.
CARLOS MOTA é membro efetivo da MESA DO ROSÁRIO, na qualidade de Juiz Maior, seguindo uma tradição da família iniciada pelo nosso bisavô JUVENATO COELHO, tendo sido coroado REI na Festa de 1984.

O VELHO GENERAL JOÃO DE DEUS, com sua espada, sempre presente em todos os festejos, até 2002, agora eternamente em nossos corações e lembranças.

******************
Uma das maiores alegrias de minha vida é poder abraçar as pessoas de minha família, sentir a presença de cada um, tendo-os ao meu redor, podendo escutar-lhe o bater do coração, o calor da convivência, para poder compartilhar dessa energia que existe em mim, mas não é somente minha, pois passa pelo meu peito, pois tenho absoluta certeza de que a sua origem é a Bondade e a Sabedoria de Deus que esta imensa graça concede a todos os seus filhos que amam sua Divina Mãe, que também é a nossa, e que aprendemos a venerar na imagem da SENHORA DO ROSÁRIO.

-

E na certeza de que todos fazemos parte de uma única e imensa família, acolhidos sob o manto da Divina Mãe, tenho a felicidade de abraçar a todos os meus IRMÃOS, podendo no coração de cada um sentir o pulsar da fé e do amor que comungamos na adoração de DEUS PAI e na veneração de Nossa Senhora, cuja festa estamos celebrando nestes dias tão felizes em sua homenagem.

-

Sinto-me eternamente gratificada pelo acolhimento que tenho encontrado, por parte da comunidade de nosso município de BETIM, onde eu e as pessoas que amo fomos designados, pela Divina Providência, para participarmos do convívio cidadão e cristão, em busca de dias melhores para a nossa família e para o engrandecimento de toda a sociedade.

-

Para mim é motivo de grande júbilo estar convivendo com esta maravilhosa comunidade, principalmente quando me vejo no meio dessa multidão vibrante, alegre e radiante de felicidade, pois tudo isto


é bênção divina e vem para confirmar que devemos sim, ser sempre alegres e participativos, para demonstrarmos o nosso carinho, nossa fé e nossa confiança no poder e na proteção de DEUS e de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
==

SOMOS FELIZES, HOJE E SEMPRE!

-

A nossa comunidade, não só nestes dias, mas em todos os demais dias do ano, tem o compromisso permanente de estar feliz, pois quando se está sob o mesmo manto protetor de pais tão poderosos e amáveis, jamais teremos motivo de tristeza e de dor.


Portanto, não devemos medir esforços no sentido de sermos solidários, em todos os momentos, procurando ajudarmos e ampararmos, mutuamente, compartilhando os frutos de nosso trabalho como verdadeiros irmãos, que realmente somos, para que cada vez mais nossa comunidade cresça no amor de JESUS e com as bênçãos de Nossa Senhora, nunca haja discórdia, violência, desamor e tristeza no meio de nosso povo.


-

Todas as dificuldades, que são normais e significam o desafio colocado no dia-a-dia dos homens e mulheres de todo o mundo, jamais poderão ser encaradas como castigo ou como provação, mas oportunidade de provarmos ao CRIADOR a nossa capacidade de superação, através das armas que foram colocadas à nossa disposição que são a saúde, a inteligência, a educação e o ensinamento da PALAVRA SAGRADA e da sabedoria que nos é transmitida diariamente pelo bom exemplo de nossos pais, professores, companheiros de trabalho e amigos.

-

LOUVANDO A DEUS E À NOSSA SENHORA, homenageio na divulgação das fotos aqui publicadas, a todos os devotos e todos os participantes desta alegre festa, principalmente aos queridos Irmãos dessa grandiosa e exemplar IRMANDADE DO ROSÁRIO DE BETIM, com um forte e caloroso abraço a cada um dos meus conterrâneos betinenses.




ELISA MARIA MOTA COELHO MARQUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário